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5 dicas para destacar sua instituição em épocas de crise

“Relacionamento com o cliente” é a condição mais importante para que você mantenha vivo qualquer negócio. No âmbito educacional, essa relação precisa ainda mais atenção. Agora, imagine como tudo fica mais complicado em tempos de crise - especificadamente a financeira. Não basta culpá-la por tudo e esperar que a poeira abaixe. Precisamos mudar. Pra isso, precisamos estabelecer uma linha de raciocínio e prática. Não perca a chance de fazer um momento delicado se tornar oportuno para se destacar e obter crescimento. Vamos lá...

Mercado em crise? Procure entender o problema.

Ttodo mundo passa por perrengues ambientais de vez em quando. Imagina quando isso afeta, de uma vez, diversos setores? Muitos ficam sem saber como agir, mas precisam aprender a respirar fundo e abrir os olhos para a realidade, mensurando a situação e estudando as causas, as consequências, além de estabelecer uma perspectiva futura. Não menos importante, é nessa fase que você enxerga a sua instituição perante o mercado e, no meio da turbulência, analisar como ela está sendo afetada. Evite debandadas!


Como as pessoas estão se comportando? Analise-os.

As mudanças ambientais alteram também o psicológico, os hábitos e a forma em que elas investem nas pessoas. Essa influência externa faz com que as necessidades de cada um mudem de forma repentina, obrigando você a se desdobrar para sua instituição sofrer o menor impacto possível. Evite a debandada! Para isso, será necessário traçar novas estratégias que se apliquem a nova realidade de ambos.


Não. Não é loucura. Foque no sucesso do seu aluno - dos possíveis futuros alunos também!

Depois de compreender as duas peças chave - o ambiente e as pessoas - é hora de botar a mão na massa e procurar saber qual a real vontade do seu público alvo, além de como você pode ser o canal para que essa vontade seja realizada. E sim, você deve se preocupar com a sua instituição, só que, antes de mais nada, você deve atingir positivamente àqueles que são diretamente beneficiados pelo seu projeto: os seus alunos. É uma via de mão dupla. Eles ganham e você também. O seu sucesso depende - em partes - do deles.

Seja acessível. Quanto mais próximo, melhor.

Não basta captar alunos. O vínculo deve ir além da sala de aula, das atividades extensivas e das reuniões. As novas tecnologias estão aí, ao seu favor, provando que não há distância que impeça uma boa interlocução. Seja pelo Facebook, Whatsapp, e-mail ou qualquer outro formato mais tradicional, a instituição deve estar sempre disposta a ouvir e resolver os mais diversos problemas. Se já era importante o contato direto com os discentes, imagina em um momento de crise, onde eles querem ver que o local onde eles estudam se preocupa com as suas reais condições em um momento de crise, sendo flexíveis e compreensivos à diversas circunstâncias que possam os prejudicar nas atividades ou, em pior caso, em desligamentos forçados, ocasionados principalmente por problemas financeiros na família. Essa compreensão pode aumentar a confiança da família com a sua instituição, podendo gerar indicações boca a boca, positivando cada vez mais o nome do seu estabelecimento de ensino no mercado.

Gere interesse das pessoas para com a sua instituição. Coloque na internet o que eles querem ver!

Não basta ter um site, um blog ou uma página no Facebook e postar somente acontecimentos refentes à rotina da sua instituição. Seja criativo e faça do seu canal de contato via web um atrativo: as pessoas querem conteúdos diferenciados que as façam ter vontade de clicar para ver. Para isso, volte na segunda dica desse artigo e conheça as pessoas que você quer atingir, montando um conteúdo que possa interessá-las, seja do âmbito educacional, tecnológico, familiar ou do cotidiano. Mais do que comentários, “curtidas” e números, a sua instituição poderá adquirir prestígio e reconhecimento através dessas mudanças. Lembre-se que os tempos são outros: hoje, todo mundo produz e distribui conteúdo na Internet.

 

Está pronto para encarar melhor os dias turbulentos em que vivemos? Não se esqueça que estamos aqui para auxiliá-lo nessas e em outras questões de grande valia para a sua instituição. ;)

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