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5 sinais que sua captação de alunos está errada

5 sinais de que a sua captação de alunos está errada

Baixa entrada de alunos, retrabalho, sensação que está faltando algo. Conheça os principais sinais que mostram que sua captação de alunos não está tão boa quanto pensava.

Não existe fórmula mágica para o marketing e vendas aumentarem o número de alunos da instituição de ensino. Porém existem ações e metodologias que diminuem as incertezas e provam o que está certo e o que está errado. Abaixo listamos os principais erros cometidos na hora de realizar a captação de alunos e como fazer para melhorar o processo:

1- Não saber o custo de aquisição de cada aluno

O primeiro ponto para iniciar uma captação de alunos de qualidade é saber quanto a instituição possui de orçamento para ações de marketing. Conhecer o quanto cada aluno custou para ser captado é o ponto básico para otimizar o processo. Com essa pesquisa é possível saber os melhores canais de comunicação e focar naqueles que geram o melhor resultado. Achar o custo de aquisição é muito simples, basta somar todos os gastos na captação desse aluno e dividir pelo número de alunos matriculados no final do processo.

2 - Falta de segmentação

Segmentação deve ser a base do marketing da captação de alunos. Enviar campanhas e conteúdos que não são relevantes para o usuários além de não gerar impacto nenhum em vendas corre o risco de deixar sua instituição permanentemente na caixa de spam.

3 - Retrabalho

Todo semestre o departamento de marketing da instituição precisa fazer a campanha toda novamente, não possui a lista de inscritos e não matriculados do semestre/ano anterior, não conhece os números finais da captação. Automatizar todo esse processo é necessário e reutilizar práticas já consolidadas dos últimos processos de captação é um ponto básico para diminuir custos e aumentar a receita.

4 - Falta de sinergia

Os departamentos de marketing e vendas devem estar alinhados em todo o processo da captação. É necessário realizar uma segmentação entre leads e oportunidades para não sobrecarregar a equipe de vendas. Dessa maneira o comercial pode se concentrar em realizar um contato ativo com oportunidades realmente relevantes e aumentar a taxa de conversão da instituição de ensino.

5 - Relatórios incompletos

Analisar o processo de captação é fundamental para o sucesso do projeto. Porém é necessário realizar a análise correta dos números. É preciso ter certeza que suas ações geraram resultados reais para a instituição de ensino e que os principais indicadores estão sendo mensurados corretamente. Um bom exemplo são relatórios de compra de mídia mostrando taxa de cliques e quantidade de cliques nos anúncios ao invés de mostrar taxa de conversão e quantidade de novos Leads

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